sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Tomar a iniciativa por um novo olhar de esquerda

Goraram-se todos os esforços para convergir, a várias vozes, na construção de uma candidatura presidencial da esquerda que não se rende. Não sendo uma tragédia – até porque a participação em eleições é um mero pormenor de uma intervenção necessariamente mais vasta -, tal facto leva-nos a reflectir sobre os caminhos da esquerda portuguesa, particularmente daquela que se auto-define como “anti-capitalista” e “anti-autoritária”.

Desde logo, percebe-se nas entrelinhas de todo o processo de debate consubstanciado na polémica com palco nas redes sociais, bem como em duas reuniões abertas realizadas em Lisboa, que a lógica grupista e o discurso panfletário dominam as práticas desta esquerda, fechada em si mesma e incapaz de saltar para o terreno social e para a vida das pessoas comuns.

A peregrina ideia, expressa por várias vozes, de que “temos de ajudar as massas” – um tique muito comum da esquerda grupal, refém da arquitectura residual das pequenas “seitas” [em decréscimo acelerado e sem qualquer possibilidade de crescimento], revela as circunstâncias endémicas e patológicas que obstaram ao surgimento de uma candidatura que levasse o protesto social às presidenciais.

Ninguém percebe que havendo condições como nunca para a construção de uma tal candidatura, que serviria até como factor de clarificação da vida política e do papel da esquerda, não se tenham empreendido mais esforços no sentido de se convergir num programa mínimo e num nome que corporizasse esse programa e a contestação social às políticas anti-populares da coligação de interesses PS/PSD.

Do meu ponto de vista, esse objectivo não foi alcançado porque o essencial dos participantes no projecto assumiram - de facto - uma de duas posições, a saber:

1. Tentar fazer passar o candidato grupal, ajudado por “coligação” mais vasta.

2. Impedir a construção de qualquer candidatura, para não ferir interesses estratégicos de participação, nomeadamente no interior do Bloco de Esquerda, evitando o gérmen da dissensão que colocasse o ónus “divisionista” como argumento para o definitivo isolamento dos grupos e das facções que ali intervêm.

Ora, estas práticas calculistas, ao contrário de ancorarem numa cultura de esquerda, não são mais do que o mimetismo das lógicas da “grande política”, factor comum às “esquerdas” e à direita e coluna vertebral da cultura sistémica que tem matado o debate político, destruído os princípios e obstado a construção de práticas de intervenção em ruptura com este regime.

A Assembleia de Activistas, realizada em Julho passado, deliberou no sentido da organização de uma plataforma que unisse as várias esquerdas (não sistémicas) para o debate e intervenção política. A esta distância – e até pelas razões acima expressas – não me parece que tal plataforma tenha qualquer possibilidade de êxito no quadro gravitacional das pequenas seitas. Mas já faria sentido a realização de um encontro mais amplo de activistas sociais e de militantes de esquerda desalinhados, bem como a construção de um projecto editorial que tenha a coragem de romper com a velha esquerda e com as práticas grupais, entristas e panfletárias.

É esta proposta de trabalho que me permito colocar à consideração das companheiras e dos companheiros que nela se revejam.

António Alte Pinho
Foto: JJ LUZIA HENRIQUES

3 comentários:

  1. Todas as iniciativas de ruptura e denúncia dos joguinhos da tal esquerda de plástico são oportunidades a não desprezar. Vamos a isso! Aliás, parece nada haver a perder com a iniciativa proposta

    ResponderEliminar
  2. Bom texto. Bom ponto de partida para se começar a desenhar algo de novo. Seria interessante que a Jornada Europeia contra as medidas de austeridade pudesse servir como momento para a difusão de uma posição comum sobre as presidenciais. Uma posição de esquerda, socialista, democrática e anti-capitalista.

    ResponderEliminar
  3. Excelente resumo do estado das "esquerdas" em Portugal e por toda a Europa.

    O capitalismo já demonstrou que falhou como alternativa ao totalitarismo socialista.
    Cumpre a todos os homens e mulheres de boa vontade fazer vincar uma terceira via anti-capitalista, anti-totalitária e que seja avessa a lógicas sistémicas (embora não possa deixar de existir dentro do sistema).

    Vamos a isso !

    ResponderEliminar