terça-feira, 7 de setembro de 2010

Resposta de um bloquista à direcção do B.E.

A direcção política do B.E.
respondeu(!) aos bloquistas
Por uma Convenção Extraordinária...

A direcção política do Bloco de Esquerda não é homogénea na sua composição. É um somatório das correntes que representaram a "troika" fundadora do Bloco. É claro que, em dez anos, essas correntes foram-se modificando. Todas elas deixaram de se assumir como "correntes", embora "Associações", sendo notória a crescente influência da "corrente" proveniente da "UDP". Porque é assim, compreende-se melhor a peça que essa direcção política resolveu enviar, por mail, logo sem assinatura(s) visível(eis), a todos os signatários da petição por uma Convenção Extraordinária. Embora nunca o assumindo, quem sempre teve de cumprir com o "centralismo democrático", acaba por revelar essa influência nos momentos mais delicados.

Os meus camaradas da direcção política do Bloco, em especial os que gostam de dominar o "aparelho", como o José ensinou, têm muita dificuldade em saber o significado do Bloco como "partido-movimento" ... o BE não é um partido, no seu sentido tradicional do termo. É um movimento onde deveriam convergir correntes, grupos e movimentos sociais, numa pluralidade ditada pela intervenção nas lutas sociais, com ambição de se afirmar como alternativa socialista de poder! Parece que agora, o movimento foi-se, e fica, cada vez mais, o partido tradicional segundo os canones lenino-estalinistas ...

As eleições presidenciais têm tido essa virtude: põem a claro as intenções muito pouco democráticas da direcção do Bloco, e a falta de calma e serenidade que têm com quem exprime posições diferentes.

É injusto tomar a direcção do Bloco, toda por igual. Há diferenças no seu seio. Há, sim senhor! Há os que estão mortinhos por ver a divergência excluída, há os que mentem com todos os dentes que têm, mas também há os que ainda têm alguma paciência para o debate.

Infelizmente, a peça produzida pela direcção política, i.e., o secretariado do BE, parece ter um dedo mais forte dos que estão mortinhos por ver a divergência excluída ...

Pessoalmente não conheço nenhum bloquista que tenha pedido a Convenção Nacional Extraordinária, que compare Alegre a Cavaco Silva. Conheço, entre esses bloquistas, quem apoie Fernando Nobre, quem apoie Alegre, quem se prepare para votar em branco ou não votar ... mas comparar Alegre a Cavaco, não conheço! Mas, lá do alto, logo com uma visão mais abrangente, é possível que a direcção política tenha descoberto alguém!!!!

Quando há Convenções, só podem votar para a eleição dos delegados, quem tiver as quotas pagas. Mas para a petição, o secretariado conta 10% entre quem paga, quem não paga e até quem ainda está inscrito, embora já tenha efectivamente saído do Bloco. Mais uma vez, a direcção do Bloco, como direcção que é, tem o privilégio ter a única verdade na interpretação dessas coisas estatutárias ...

O secretariado do Bloco nunca esteve verdadeiramente interessado em discutir democráticamente as presidenciais. Desde a última Convenção que já tinha decidido tudo o que faria, daí para a frente ... compreende-se assim a declaração solitária e unipessoal do camarada Francisco Louçã num belo dia 19 de Dezembro de 2009 à TVI, comprometendo todo o BE com o apoio a Manuel Alegre!

Tudo o resto foi/é encenação ...

Por último, a minha posição sobre as presidenciais de 2011: aborrece-me ver o meu Bloco de Esquerda ao lado do partido de Sócrates no apoio ao mesmo candidato presidencial, Manuel Alegre. Eu até votei Alegre quando muitos da direcção do Bloco, diziam cobras e lagartos do candidato ... agora apoiam um Alegre convertido no que Soares era nas últimas eleições presidenciais! Não votarei Fernando Nobre, nem votarei Francisco Lopes ... gostaria que tivesse surgido uma candidatura das esquerdas, socialista e anti-capitalista! Resta-me tudo fazer, perante a miséria do cenário que temos, para derrotar a candidatura da direita, seja protagonizada por Cavaco Silva ou outro cromo dessa área política.

Vamos a ver o que é que os candidatos presidenciais farão, dirão, agirão no dia 29 de Setembro, dia da Jornada Europeia de Protesto contra a Austeridade ...

João Pedro Freire
Aderente do Bloco de Esquerda
Matosinhos
http://militantesocialista.blogspot.com/

NOTA: o que escrevi não é bem uma resposta à peça do Secretariado, até porque não lhe dou muita importância ... esperava mais!

Sem comentários:

Enviar um comentário