quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Reunião de activistas das esquerdas

Amigos e camaradas,

A situação política em Portugal é um nojo. Os direitos vão-se reduzindo e a esmagadora maioria da população empobrece a olhos vistos. E ninguém poderá dizer onde vai parar esse processo; alternam-se as medidas nocivas com os anúncios ameaçadores.

A direita no poder, mesmo quando usa o nome de partido socialista, campeia por aí, à desfilada, telecomandada por Bruxelas e pelos “mercados”, ousando, cada vez com maior descaramento, aplicar medidas selváticas, fascizantes e genocidas.

A esquerda institucional não sai da sua rotina de discursos mais ou menos bem conseguidos, que ninguém ouve; de desfiles sempre iguais, todos os três meses, pelas avenidas; não tem um projecto credível de promover uma paragem no processo empobrecedor e, menos ainda, de o fazer recuar.

Perante a evidente ineficácia da esquerda portuguesa em geral, todos temos responsabilidade. E não consola nada saber que no resto da Europa a situação é semelhante.

Perante essa ineficácia, há que pensar, pesquisar, discutir e traçar novos objectivos, novos processos, que mobilizem, que coloquem as decisões das lutas na base e, nessas tarefas, cabe toda a esquerda, pertencente ou não a partidos.

Em Julho último, a propósito das eleições presidenciais, realizaram-se duas reuniões de militantes e activistas, para discutir o estado da esquerda portuguesa. E foi consensualizado que se iria continuar.

Queres entrar nessa discussão? Se estiveres disponível, diz.

Propomos sábado, 30 de Outubro, em local a designar.

Abílio Campos
António Alte Pinho
António Pedro Dores
Francisco Santos
João Pedro Freire
João Pestana
Jota Daniel
Luís Gobern Lopes
Luís Pereira
Manuel Gaspar
Maria Natália Nogal
Nuno Cardoso da Silva
Paula Montez
Rui Pedro Frias
Sofia Ganhão
Vítor Lima
(por ordem alfabética)

6 comentários:

  1. Caro António Pinho,
    É sempre de saudar o apelo à criação de espaços que discutam alternativas às alternativas que nunca resultam.
    Como sempre e mesmo como militante do Bloco de Esquerda, estou disponível para uma discussão que tenha a ousadia/ambição de conseguir uma conclusão.
    O espaço das esquerdas - as novas, as velhas, as acomodadas, as irrequietas, ... , todas! - precisa de saber criar pontes de diálogo, em vez de cada qual só se preocupar com a sua aldeia.
    Este apelo a uma nova reunião de "activistas de esquerda", deveria (é uma sugestão!) surgir sob a forma de Manifesto, subscrito, numa primeira fase, por quem se quiser assumir como "organizador" dessa iniciativa. O "antónios", os "joões", os "maneis", as "miquelinas" , ... , activistas com cara deveriam dar expressão a esse Manifesto dirigido a todas e todos os que passam a vida a apanhar na cabeça com as pseudo-soluções neo-liberais e já não têm pachorra para "alternativas" que só são no nome.
    Porque é possível desenhar e trilhar outros caminhos diferentes, muito diferentes, daqueles que temos vivido, muitas vezes impostos para além da expressão eleitoral. E deveriamos ter a ousadia de afirmar que o que pretendemos, não é só contestar, mas organizar uma alternativa de poder!
    Fica a minha sugestão para o António Pinho e para todas e todos que estiverem interessados numa iniciativa deste tipo.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Sempre escolhi o caminho das pedras.É o melhor,pela procura mesmo que quixotesca,mas também porque podemos sempre usar as pedras,para acordar os adormecidos,para partir os espelhos insonorisados dentro dos quais os bilontras só se ouvem e veem a si próprios.
    Peço para ir sendo informado.
    Um abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  3. Agradeço que me registem para participar na reunião prevista para 30 de Outubro.
    Maria Natália Nogal

    ResponderEliminar
  4. Saudações.
    Não é a primeira vez que paro por cá para partilhar informação, e esta não foi excepção.

    Da última vez eu aconselhei a visualização de Zeitgeist Addendum, e do Collapse, assim como seguir o blog Mike Ruppert's peak Oil...

    Desta vez venho aconselhar outro blog, desta vez mais interessante ainda, porque se até agora tinha colocado blogs com informações globais, desta coloco um blog nacional mas com a mesma qualidade, ou pelo menos quase :)

    o link do blog é http://minhamosca.wordpress.com/

    mantém atento às noticias lá colocadas. Penso que o poderá ajudar, assim como a todos nós.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Gostava de saber se já há um local para a reunião. Podes enviar-me um mail?

    Um abraço

    Paula Montez

    ResponderEliminar
  6. É POSSÍVEL !

    NÓS PODEMOS ALTERAR "ISTO" !!!

    IMAGINEM...

    http://josepiresapresidencia.blogspot.com/2010/12/imaginem.html

    ResponderEliminar